Armário Cápsula – O que é? O que eu estou achando do meu?

Tempo de leitura: 6 minutos

A simples definição do armário cápsula?

É um mini guarda-roupa composto de peças realmente versáteis que você totalmente adora usar.

Para a maior parte das fontes que pesquisei, é um guarda-roupa de 37 a 45 peças que inclui camisetas, camisas, vestidos, calças, saias e sapatos.

Por que a maioria dos guarda-roupas é tão grande?

A maior parte das pessoas compra roupas por vários motivos como:

  1. Achei lindo, mas não vejo na minha vida
  2. Achei lindo, mas eu usaria 10 anos atrás, mesmo assim comprei
  3. Achei lindo, mas não combina com nada do meu guarda-roupa, então eu guardo mais um tempo até comprar mais coisas para fazer isso funcionar!

Logo, acabam vestindo seus velhos favoritos de qualquer maneira! Eu também fiz isso por muito tempo e de uma forma até doentia, eu tive COMPULSÃO.

Vai dizer que você nunca ficou parada em frente ao seu armário e sentiu que você não tem nada para vestir, mesmo quando seu armário está cheio de roupas? Eu também!

Eu comecei me perguntando por que eu estava mantendo um armário recheado com roupas medíocres que eu não amava. E eu também comecei a me perguntar por que eu continuei gastando dinheiro em roupas medíocres que eu não usei porque eles não se encaixavam na minha vida (estilo de vida mesmo) e nem nas combinações possíveis do meu guarda-roupa.

Então, foi em 2011 que eu tive meu primeiro contato com o conceito e comecei a estudar sobre o assunto. Em 2013, mais um passo importante, a primeira limpeza realmente significativa.

Em 2015 eu vi um bum nesse assunto, mas como eu ainda estava me tratando da compulsão não ousei cair de cabeça no conceito. Comparo a um compulsivo por comida entrar em dieta restritiva, é pior.

Só de ouvir “Não comprar nunca mais” já me coçava de vontade de ir pro shopping. Então a cada ano eu tirava um pouco mais, repondo muito menos. Nada de compra um tira um nessa situação, eu tirava 10 e comprava 1. Mas também nada de não comprar mais!

Em julho de 2016 foi o passo mais importante, tirei 500 itens do guarda-roupa. E em novembro mais um pouco, até chegar no que eu queria. 50 peças.

EU NUNCA MAIS OLHEI PRA TRÁS.

Na verdade olhei vai, mas com mito orgulho dessa história!

Agora eu sempre sinto que tenho algo incrível para usar, seja brunch de domingo ou uma reunião de cliente, porque cada item pendurado no meu armário é algo que eu gostaria de usar neste momento.

Todos nós experimentamos a inveja do armário. Fomos condicionados a querer O CLOSET-ROOM de filme, sabe? E mesmo que aqueles sejam muito legais, você pode ser realmente feliz com muito menos.


Para mim, um guarda-roupa cápsula representa mais tempo e energia para o que realmente importa (menos tempo gasto decidindo o que vestir / menos tempo gasto com compras, que acontecem em momentos pontuais e totalmente planejadas / menos cuidando de roupas) mais dinheiro para os meus sonhos + ajudar os outros) E menos dinheiro gasto em roupas que nunca seriam usadas de qualquer forma e mais contentamento e felicidade.

A tá

A esta altura, você pode estar pensando, “é bem legal mesmo, nobre e uma superação, mas roupas + compras são minha praia.”

Eu também. O objetivo aqui não é banalizar, julgar ou diminuir a moda, lojas e roupas. Ate porque é a minha ferramenta de trabalho na Consultoria de Estilo Pessoal. O objetivo é tentar algo novo, se não gostamos de nossa situação atual do armário.

Eu fiz um teste muito legal no meio desse caminho, fiz uma micro cápsula por 10 dias no meu próprio guarda-roupa, sem tirar nada! O texto original foi escrito em 2013, quando eu nem imaginava que conseguiria chegar ate aqui.

Quando comecei este desafio de guarda-roupa cápsula, tinha medo que ia negar a mim mesma um dos meus passatempos favoritos (estilo) e eu não me via como uma pessoa compulsiva, mas sim como uma mulher que gostava de comprar e se presenteava, afinal de contas trabalhava muito.

Na verdade, o que aconteceu é que eu realmente encontrei meu estilo, não só pessoal, mas estilo de vida também.

O meu real me estilo me faz sentir confortável, fresca e, bem, feliz de ser eu.

QUER TENTAR? FICA AQUI MEU CONVITE PARA VOCÊ ENTRAR NO DESAFIO!

Quer ajuda? Eu tenho uma sessão gratuita que pode te ajudar a dar esse primeiro passo.

Como cuidar das roupas para durar

Um dos pontos principais que precisei aprender, fiz curso de passadoria de roupas e tudo, foi a cuidar das minhas roupas para durar mais.

Descobri aliados naturais incríveis, como vinagre e sabão de coco.

Então aqui eu coloquei as quatro principais, as minhas queridinhas:

  1. Alvejante só em tecido natural super resistente, nesse caso, algodão.
    Sabe aqueles alvejantes em pó, com O2 e tudo mais? Então, eles não são amigos de nenhum tecido, além do algodão e se você costuma branquear as suas roupas com ele, já aceite que elas durarão menos;
  2. Sabão, somente líquido e de preferência o de coco, aquele mais conhecido para lavar roupas delicadas. Passei a tê-lo como aliado. O sabão em pó só lava toalhas, panos de prato e roupas de chão agora e mesmo assim diluído antes de usar;
  3. Eu conheci o meu aliado principal da lavagem de roupas: VINAGRE de maçã
    Com ele eu não preciso mais esfregar as minha roupas, o que poupa as fibras.
    Essa fórmula tira cheiros fortes da roupa e ainda preserva as cores:
    Misture 100ml de vinagre de maçã a 4 litros de água. Deixe a roupa de molho por no máximo 1 hora, depois lave a roupa a mão delicadamente, eu prefiro sabão de coco líquido;
  4. Desodorante de roupas, lá em 2013, quando eu fiz o desafio da fórmula para compor 10 looks eu já falei desse desodorante que ajudou muitíssimo.
    Basta misturar num borrifador – 2 xícaras de água, 1/4 xíc de álcool, 1/4 xíc de vinagre branco e umas gotinhas da essência que se preferir — basta borrifar levemente na peça que vai pro cabide antes de voltar pro armário.
    Essa fórmula eu já conhecia antes do curso de passadoria e a professora apenas reforçou que ela é incrível mesmo.

Espero que as dicas tenham ajudado! Me conta aqui e fique super à vontade para deixar dúvidas.

Beijos