A diferença entre Consultoria de Moda e Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal

Tempo de leitura: 6 minutos

Esse é definitivamente um dos posts mais importantes para mim.

Já que como consultora de imagem e estilo pessoal eu acabo respondendo essa dúvida das pessoas todos os dias.

Afinal de contas, qual é a diferença entre Consultoria de Moda e Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal?

Confesso que me dá uma angustia quando me chamam de Consultora de Moda ou de Entendida de Moda. :/

Quando esperam que aponte o dedo para o que tá certo ou errado nos looks por aí. Já fiz um vídeo sobre isso, inclusive.

Já adianto que o texto vai ser reto e prático!

De cara eu já trago uma frase da professora Carol Davidson, AICI, CIP. Já ouvi essa frase da boca de muitas consultoras de Imagem e Estilo Pessoal.

O consultor de imagem se preocupa com o pé. O fashion stylist se preocupa com o sapato!

Vale também deixar clara aqui a diferença entre moda e estilo, segundo o dicionário:

Moda

é efêmera e universal, fruto de tendências de mercado. O que importa aqui é o “de fora pra dentro”. Ou seja, é aquilo que de certa forma, uniformiza as pessoas.

Estilo

é intrínseco, fruto da formação pessoal, ou seja, se expressa de dentro para fora. Resumindo, é a expressão da personalidade, sua singularidade.

O Universo de Cada Profissão

Consultor de Moda

É um profissional especializado em tendências. Analisa os caminhos da moda e traduz a visão dos estilistas para a moda mais comercial muitas vezes.

Tem uma missão importante de traduzir para lojistas e donos de marcas quais são as novidades e mix de produtos.

Na maior parte das vezes, os profissionais de moda ou de styling trabalham em editoriais de moda, revistas, em marcas ou lojas.

São profissionais que estudam moda, história da moda, arte, matérias encontradas em faculdades de moda. Dão muita atenção às tendências que mudam com rapidez. É um profissional totalmente ligado nos lançamentos (os famosos trends) e no que está nas passarelas.

Até por isso as referências diárias deste profissional são revistas de moda e arte, assim como blogs especializados. Livros podem estar desatualizados no momento em que saíram da gráfica.

Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal

É um profissional especializado em pessoas, estilo de vida, personalidade e usam ferramentas como colorimetria (harmonização de cores), formato do rosto, orçamento, tipo físico.

Atendem pessoas e empresas, já que o trabalho está ligado a necessidade de comunicação. Não é a toa que meu slogan é “Comunique-se através do jeito de vestir”.

Pode acontecer de uma empresa perceber que seus funcionários não refletem a filosofia da empresa. Nesse momento é hora de um consultor de imagem entrar em cena, estudar o perfil da empresa e desenvolver um código de vestimenta que esteja de acordo com a comunicação visual e marketing pessoal que esperam de seus funcionários.

Assim como uma pessoa – independente da empresa que ela trabalha ou mesmo tenha (podem ser empresários e autônomos aqui) – pode contratar um Consultor de Imagem e Estilo Pessoal por diversos motivos. Desde uma mudança na carreira, até uma mudança no estilo de vida, ou a busca do melhor uso do guarda-roupa.

O estudo de proporções do corpo e rosto e mesmo geometria são premissa básica para um bom trabalho de consultoria de imagem e estilo pessoal, já que a atenção as características físicas e psicológicas do cliente, bem como sua rotina, para compor um visual congruente e em harmonia com as características pessoais de cada um são fundamentais.

Existem muitos cursos de Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal. Eu fiz 2: o da Oficina de Estilo e o da Tita Aguiar. Mas sou autodidata, ainda vou falar de todos os livros que li.

Nossos livros são sobre silhuetas e psicologia, influência de cores e a ciência do vestir, no meu caso estudo comunicação, design e marketing pessoal também.

O conhecimento de consultoria de imagem e estilo pessoal é atemporal e embora valorize e utilize a moda em seu favor, não a considera em primeiro lugar, a moda é ferramenta sempre para nós.

Importante é deixar claro que os dois trabalhos são importantes!

Sem a Consultora de Moda o meu trabalho de Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal ficaria muito mais difícil. E sem o meu trabalho e de outras Consultoras e Consultores de Imagem e Estilo Pessoal a maioria das pessoas não saberia usufruir do trabalho do Consultor de Moda.

Um profissional que cursou a faculdade de moda pode se tornar Consultor de Imagem e Estilo pessoal também, nada impede!

A metodologia Estilo Com Propósito

No meu caso ainda trago alguns diferenciais para o meu método. Como trabalhei com marketing e inovação por 13 anos antes de me dedicar inteiramente à consultoria de imagem e estilo pessoal e sou uma obcecada pelos porquês de cada um, trago ferramentas de inovação, marketing e autoconhecimento para o meu método.

É uma jornada de autoconhecimento através do jeito de vestir, onde trabalho além do guarda-roupa.

Se você ainda acha que consultoria de Imagem e estilo pessoal é futilidade, PRECISA conhecer e estudar MUITO mais sobre o trabalho.

Então você pode estar pensando com os seus botões:

Texto muito lindo, mas pra que eu preciso de um consultor de imagem e estilo pessoal?

Poderia passar a tarde escrevendo, mas trouxe 5 bons motivos aqui:

    1. Desenvolve o autoconhecimento, te ajudando a encontrar quem você realmente é e que imagem quer passar para as outras pessoas;
    2. Te ajuda a acreditar de uma vez por todas que dá sim pra focar no que você  tem de mais incrível em seu corpo, a valorizar o que você tem de legal e a disfarçar o que incomoda;
    3. Te ajuda a comprar melhor, de forma mais estratégica e planejada;
    4. Te ensina a economizar tempo e dinheiro.  Sabe o famoso “não tenho roupa” quando o guarda-roupa tá cheio, então a Consultoria te ajuda a acabar com isso;
    5. E por último, mas não menos importante – pelo contrário – a consultoria faz com que você olhe pra dentro de si mesmo ao invés de ficar procurando referências externas – já fiz vídeo sobre isso também!

O que mais AMO é saber que posso associar toda a minha experiência em marketing, inovação e design que adquiri na faculdade, especializações, experiência profissional e de vida com a Consultoria de Imagem e Estilo Pessoal, num nível que desenvolvi meu próprio método.

Você sabia dessa diferença? Ainda tem alguma dúvida? Me conta nos comentários, vou adorar ajudar 🙂